SEF participa em operação da Europol que deteve 18 estrangeiros de uma rede de imigração ilegal

Grupo criminoso facilitava documentação fraudulenta para que cidadãos estrangeiros pudessem viajar com destino à Irlanda, Reino Unido ou Estados Unidos, com dispensa de visto. 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) participou numa operação da Europol que resultou na detenção de 18 pessoas, pertencentes a uma rede internacional de imigração ilegal, que usava os aeroportos portugueses e espanhóis para cidadãos estrangeiros chegarem à Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Em comunicado, esta quarta-feira, o SEF explica que, no início de 2020, por iniciativa conjunta de Espanha e da Albânia sob a égide da Europol, estabeleceram-se formas de cooperação e foi dado início a uma investigação “considerada prioritária” pelo European Migrant Smuggling Centre (EMSC), “que visava o desmantelamento de um grupo criminoso organizado que facilitava documentação fraudulenta, de diversas nacionalidades europeias, para que cidadãos estrangeiros, na sua grande maioria albaneses, pudessem viajar com destino à Irlanda, ao Reino Unido ou aos Estados Unidos da América, com dispensa de visto”.

Assim, foi levada a cabo, pela “Polícia Nacional de Espanha, em estreita cooperação com a Polícia da Albânia e as autoridades policiais e de imigração de Portugal, Áustria, França, Itália, Eslovénia, Kosovo, Reino Unido e Estados Unidos, com o apoio da Europol”, a operação denominada Nómada e que resultou no desmantelamento do grupo organizado que se dedicava à prática de atividades criminosas relacionadas com o auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Foram detidos 18 estrangeiros e apreendidos, em duas buscas domiciliárias, diverso material como documentos falsificados, diversa documentação financeira, equipamentos eletrónicos, dinheiro e produto estupefaciente.

“A atuação do SEF, desde início de 2020, registou já cerca de 100 ocorrências nos Postos de Fronteira nacionais, que culminaram com a interceção e detenção de cidadãos albaneses, portadores de documentação falsa ou falsificada, que pretendiam viajar para países como a Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. As investigações apoiadas em intensa Cooperação Policial desenvolvida entre a EUROPOL, Albânia, Kosovo e outros países Europeus, onde se inclui Portugal através do SEF, detiveram 46 indivíduos, identificaram mais de 400 imigrantes e apreenderam mais de 1.000 documentos fraudulentos”, remata o SEF.