Ex-gestores do hospital São João condenados a indemnizar Ana Rita Cavaco por difamação

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros garante que lhe terão de pagar 5 mil euros.

A bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse, esta quinta-feira, que um antigo presidente e quatro outros ex-administradores do Centro Hospitalar de São João foram condenados a pagar-lhe 5.000 euros de indemnização por difamação.

António Oliveira e Silva, presidente do 'São João' entre 2016 e 2019, e os vogais da sua administração foram condenados também a 180 dias de multa, num valor que a bastonária não soube especificar, segundo a agência Lusa.

Em causa está o conteúdo alegadamente injurioso de um comunicado, emitido pela administração de Oliveira e Silva em 7 de julho de 2017, no qual Ana Rita Cavaco era acusada de "mentirosa" e de ter uma "personalidade narcísica a quem os espelhos não mostram a realidade".

Sublinhe-se que três dias antes, a bastonária escrevera uma carta ao então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na qual pedia a demissão da enfermeira-diretora do hospital, alegando que Maria Filomena Cardoso a tentara agredir e que devia ser demitida por alegadamente prejudicar as suas funções no São João, devido a um doutoramento que a levaria a "várias e longas ausências ao serviço".