Morreu a atriz espanhola Pilar Bardem, mãe de Javier Bardem

A atriz estava internada há vários dias devido a uma infeção renal. Tinha 82 anos de vida e mais de 50 de carreira.

A atriz espanhola Pilar Bardem morreu, no sábado, aos 82 anos, anunciou a família em comunicado. A atriz é mãe de Javier Bardem, o primeiro e único ator espanhol a ser nomeado e a vencer um Óscar.

“Queremos partilhar a notícia de que a nossa mãe, o nosso exemplo, faleceu. Foi em paz, sem sofrer e rodeada de amor dos seus”, lê-se no comunicado assinado pelos filhos Carlos, Mónica e Javier, citado pelo El País.

“Sabemos do carinho e admiração que muitas pessoas sentiam por ela dentro e fora de Espanha, pela atriz e pessoa lutadora e sempre solidária que foi. Agradecemos de coração esse amor pela nossa mãe”, terminam.

Segundo a publicação, Pilar Bardem estava internada há vários dias numa clínica em Madrid devido a uma infeção renal.

Ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira, a atriz, natural de Sevilha, participou em mais de 80 filmes, 43 peças de teatro e 31 séries televisivas. Nascida numa família de artistas – o pai e a mãe eram atores, tal como o irmão mais velho -, Pilar desistiu do curso de Medicina para se tornar modelo. Em 1995 ganhou o seu primeiro prémio Goya pelo seu desempenho em ‘Ninguém falará de nós quando estivermos mortos”.

A atriz é mãe de Carlos, de 58 anos, Mónica, de 57, e Javier, de 54, todos atores.