Portugal conquista primeira medalha de ouro em seniores na história da patinagem de velocidade

Portugal entrou da melhor maneira possível no campeonato europeu da modalidade, que está a decorrer em Canelas, Estarreja, ao arrecadar no primeiro dia uma medalha de ouro e três de prata.

Portugal conquista primeira medalha de ouro em seniores na história da patinagem de velocidade

Diogo Marreiros sagrou-se campeão europeu em patinagem de velocidade na prova dos 10 mil metros por pontos a eliminar. Esta é a primeira vez na história da modalidade que a atleta nacional conseguiu atingir o ouro no escalão de seniores.

Assim, Portugal entrou da melhor maneira possível no campeonato europeu da modalidade, que está a decorrer em Canelas, Estarreja. Apenas no primeiro dia, a seleção nacional de patinagem de velocidade conquistou uma medalha de ouro e três de prata.

Para Diogo Marreiros, a medalha é “um sonho cumprido”, ao salientar o trabalho que ele e os seus colegas – Martyn Dias, Miguel Bravo e Manuel Martins – fizeram durante este ano, disse à Federação de Patinagem de Portugal.

No escalão de juniores, os atletas Miguel Monteiro e Marco Lira arrecadaram duas das medalhas de prata da seleção.

Quando Miguel Monteiro se apercebeu de que tinha ficado em segundo lugar na prova de 5.000 metros por pontos, o atleta emocionou-se: “vieram-me logo as lágrimas aos olhos”, ao realçar que a medalha é dele e de toda a equipa.

Já o skater Marco Lira disse que a prova de 10 mil pontos a eliminar foi “muito dura” e que o seu objetivo “era o ouro”. “Foi o primeiro dia, ainda há muitos pela frente e vou à luta pelo ouro. Estou motivado para amanhã e para os próximos dias”, assinalou o atleta.

A terceira medalha de prata foi atribuída a António Piteira e Jéssica Rodrigues na prova dos 500 metros sprint de equipas, no escalão de juvenis.

António Piteira destacou o trabalho da companheira de equipa, ao apontar o trabalho que ambos desempenharam ao longo dos treinos, mantendo “sempre o foco, desde o início da época” para ganhar uma medalha na competição europeia.

O campeonato europeu de patinagem de velocidade começou esta segunda-feira e irá terminar no dia 24 de julho, em Canelas, Estarreja.