Ministra diz que país está preparado para vacinar abaixo dos 18 anos no final de agosto

DGS ainda não emitiu recomendação sobre vacinação de menores e a questão divide os especialistas, como lembra o jornal i.

A Ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, que o Governo está "preparado" para a vacinação de menores começar no final de agosto.

"Estamos preparados para vacinar os meninos dos 12 aos 18 anos, caso a comissão técnica e a DGS assim o concluam", afirmou Marta Temido, em declarações aos jornalistas. No entanto, "será preciso mais algum tempo para tomar essa decisão", acrescentou a governante, prevendo que o processo poderá começar no final de agosto.

Sublinhe-se que a vacinação de menores tem sido uma questão muito debatida em vários países, em Portugal a questão continua a dividir os especialistas., como refere a edição impressa do jornal i desta quarta-feira.

{relacionados}

A ministra fez questão de sublinhar que "a vacinação está decorrer a um ritmo encorajador", como o vice-almirante Gouveia e Melo já tinha salientado, tendo sido vacinadas "mais de 120 mil pessoas diariamente nas últimas semanas".

Questionada sobre os contrangimento na vacinação dos mais jovens, Temido garantiu que esta dificuldade "é só de alguns dias" e "vai ser ultrapassada em breve".

A ministra adiantou ainda que a antecipação da chegada de doses da vacina da Pfizer está em cima da mesa, para fazer face a estes constragimentos.

"Nos próximos dias, temos a possibilidade de possuir mais doses de vacinas de entrega antecipada da Pfizer, através de cedências de outros países que se encontram com as respetivas campanhas de vacinação em outras fases", explicou a ministra, não especificando, contudo, essa quantidade de vacinas de entrega antecipada.