ASAE apreende 450 litros de gelado devido a alfarroba contaminada

A autoridade de segurança alimentar fiscalizou em junho e julho nove operadores económicos e instaurou dois processos de contraordenação. 

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 litros de gelados, depois de ter sido detetado numa goma de alfarroba vestígios de um pesticida cancerígeno em alguns géneros alimentícios.

Ao receber o aviso do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Alimentos para Animais (RASFF), a ASAE fiscalizou em junho e julho nove operadores económicos, tendo instaurado dois processos de contraordenação, indicou à agência Lusa.

A autoridade explicou que estes processos foram instaurados devido à "transformação ou mistura para diluição de géneros alimentícios e de alimentos para animais, de origem vegetal ou animal, contendo níveis de resíduos superiores aos legalmente estabelecidos".

A ASAE reforçou que irá continuar a desencadear "ações dirigidas a operadores económicos que possam incorporar este aditivo em diferentes géneros alimentícios", ao averiguar a origem do aditivo utilizado para assegurar a segurança dos consumidores.

"Os operadores económicos encontram-se alertados pelas autoridades competentes para verificação desta situação e para a não utilização do produto contaminado identificado", destacou a autoridade.

Esta quinta-feira, as autoridades portuguesas identificaram e retiraram do mercado nacional gelados e queijos para barrar, produzidos com lotes de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

A diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação da DGAV, Ana Paula Bico, afirmou à agência Lusa que a goma de alfarroba é um aditivo autorizado em muitos alimentos como estabilizante ou espessante e aconselhou os consumidores a verificarem a lista de ingredientes dos produtos, onde os aditivos estão classificados pela sua função tecnológica (estabilizante ou espessante) e são indicados ou por escrito (goma de alfarroba) ou com o número (E410), e a contactar os locais de compra.

{relacionados}