Quem viajar da União Europeia ou dos Estados Unidos para Inglaterra já não está obrigado a cumprir quarentena, mas terá de fazer dois testes à covid-19: um antes da viagem e outro no segundo dia de estadia no país.
O cumprimento de um período de quarentena vai deixar de ser obrigatório em Inglaterra para todas as pessoas vacinadas contra a covid-19 que cheguem ao país oriundas da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos da América (EUA), anunciou, esta quarta-feira, Grant Sharps, ministro dos Transportes britânico.
“Estamos a ajudar as pessoas que vivem nos Estados Unidos e em países europeus a reunirem-se com as suas famílias e amigos no Reino Unido. A partir de 2 de agosto, às 4h, as pessoas desses países poderão vir para a Inglaterra sem a necessidade de quarentena se estiveram totalmente vacinadas”, escreveu na rede social Twitter.
O ministro explicou que “as mudanças serão aplicadas a pessoas totalmente vacinadas com uma vacina [aprovada pela] FDA [regulador norte-americano] ou EMA [regulador europeu]” e que os viajantes “ainda terão de fazer o teste normal antes da chegada e fazer um teste PCR no segundo dia em Inglaterra”.
We're helping reunite people living in the US and European countries with their family and friends in the UK 👪
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) July 28, 2021
From 2nd August at 4am people from these countries will be able to come to the England from an amber country without having to quarantine if they're fully vaxxed 💉
A cadeia de televisão britânica BBC avançou esta manhã que a decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo primeiro-ministro Boris Johnson. Segundo o canal, a medida vigorará apenas em Inglaterra, enquanto a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte devem atualizar as suas políticas de viagem em breve.