Homem de Santa Maria da Feira capturava aves ilegais e promovia venda dos animais em sites

Os militares encontraram numa divisão de um estabelecimento fiscalizado várias gaiolas com 23 pintassilgos, dois pintarroxos e um lugre. 

Um homem de 50 anos foi identificado por captura e posse ilegal de espécies não cinegéticas, através de métodos de captura não permitidos, em Santa Maria da Feira. O suspeito promovia a comercialização dos animais por via online.

Durante uma ação de fiscalização da Guarda Nacional Republicana (GNR), os militares encontraram numa divisão de um estabelecimento várias gaiolas com 23 pintassilgos, dois pintarroxos e um lugre, segundo um comunicado da força de segurança, divulgado esta quinta-feira.

“A grande maioria das aves ainda se encontrava nas gaiolas com alçapões que serviam de armadilhas para a sua captura, tendo ainda sido detetada uma rede para apanhar aves”, esclareceram os militares, indicando a identificação do suspeito, o resgate das aves e a apreensão de 16 gaiolas e uma rede de malha.

Os animais foram entregues no Parque Biológico de Gaia “para observação e posterior libertação no seu habitat natural”, assinalou a GNR.

O homem foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.