Tribunal declara insolvência da Groundforce a pedido da TAP

Companhia aérea promete que vai continuar “a zelas pela defesa dos seus melhores interesses”.

A TAP anunciou esta quarta-feira que o tribunal declarou a Grounforce insolvente, a seu pedido.

“A declaração de insolvência da SPdH – Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce), hoje proferida pelos Juízos de Comércio de Lisboa do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, é, para a TAP, a solução transitória que melhor permite restaurar a confiança na gestão da Groundforce”, diz a companhia aérea em comunicado.

A mesma nota explica ainda que a decisão do tribunal “não determina, por si, a cessação automática dos contratos de trabalho dos trabalhadores da SPdH nem a suspensão dos contratos de prestação duradoura de serviços por parte da Groundforce, incluindo os serviços de assistência em escala à TAP”.

A TAP promete ainda que vai continuar “a zelar pela defesa dos seus melhores interesses” estando também “empenhada em trabalhar em soluções que permitam assegurar a capacidade de resposta operacional e a sustentabilidade financeira da Groundforce”.

A companhia aérea lembra que a decisão “resulta do pedido feito a 10 de maio, pela TAP, S.A., na qualidade de credora, com o objetivo de procurar salvaguardar a viabilidade e a sustentabilidade da empresa de handling, assegurando a sua atividade operacional nos aeroportos portugueses”.

Entretanto, fonte sindical avançou à Lusa que os sindicatos representativos dos trabalhadores da Groundforce vão estar hoje reunidos com o Governo para debater a insolvência da empresa.