Tóquio regista novo recorde de casos de covid-19 num só dia

Foram registados mais de cinco mil novos contágios nas últimas 24 horas na capital japonesa. Autoridades afastam relação com os Jogos Olímpicos.

Tóquio regista novo recorde de casos de covid-19 num só dia

As autoridades sanitárias do Japão revelaram que foram registados 5.042 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas em Tóquio. Trata-se do maior número de infeções diárias na capital japonesa desde o início da pandemia.

O ritmo dos contágios na cidade está em alta, o que está a alertar bastante as autoridades japonesas, que decretaram o estado de emergência na capital e em outras províncias japonesas. Ainda há cinco dias a capital tinha batido a marca das quatro mil infeções num só dia.

O governo atribui o pico infeccioso à variante delta, considerada altamente transmissível, e não à ocorrência dos Jogos Olímpicos, que se aproximam do fim.

As autoridades sublinham a rígida testagem e o rastreamento de contactos que têm sido feitos a todos envolvidos no evento desportivo. Ainda assim, é nota de destaque que se registaram mais 31 contágios na “bolha olímpica”, a maioria entre atletas da equipa grega de natação artística.

A vacinação no Japão demorou a acelerar e neste momento o total de imunizados é pouco superior a 30% da população.