Infarmed suspende venda de dois lotes do fármaco Pantoprazol

Medicamento é usado no tratamento de problemas de estômago.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou, esta quinta-feira, a "suspensão imediata" da comercialização de dois lotes de Pantoprazol, medicamento utilizado no tratamento de problemas de estômago.

Um dos lotes diz respeito ao Pantoprazol Zentiva, comprimidos gastrorresistentes, e o outro ao Pantoprazol Hikma, pó para solução injetável, segundo informações publicadas no site do regulador.

"A empresa Zentiva Portugal Lda., irá proceder à recolha voluntária do lote n.º AR0528, com a validade 06/2023, do medicamento Pantoprazol Zentiva, Pantoprazol 40 mg, comprimido gastrorresistente, com o número de registo 5101019, por ter sido detetado, no decorrer de um estudo de estabilidade, um resultado fora de especificação para o parâmetro dissolução", lê-se no comunicado do Infarmed.

O alerta sobre o lote do Pantoprazol Hikma, 40 mg, 2010174.1, com a validade 12/2022, surge depois de a Hikma Farmacêutica (Portugal) ter revelado estar a proceder à recolha voluntária do lote afetado deste medicamento.

A retirada deve-se a um "defeito de qualidade relativo à existência de um frasco rotulado como "Aciclovir Hikma 250 mg" no acondicionamento secundário do medicamento Pantoprazol Hikma, 40 mg, pó para solução injetável", adiantou ainda a mesma autoridade.

As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os devem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

Aos doentes que estejam a utilizar medicamentos dos lotes em causa, o Infarmed recomenda que o tratamento não seja interrompido, mas que "logo que possível", contactem o médico para substituir por um fármaco de outro lote ou por outro alternativo.