João Vieira faz melhor classificação olímpica de Portugal na prova de 50 quilómetros marcha

O atleta de 45 anos terminou a prova de maior distância, pela primeira vez em três tentativas olímpicas, no quinto lugar. 

João Vieira faz melhor classificação olímpica de Portugal na prova de 50 quilómetros marcha

João Vieira ficou, esta sexta-feira, em quinto lugar na prova de 50 quilómetros marcha dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, a 1.20 minutos do vencedor, o polaco Dawid Tomala.

E à terceira foi de vez. O atleta de 45 anos, vice-campeão do mundo da distância, conseguiu terminar pela primeira vez a prova de 50 quilómetros à terceira tentativa, fazendo a melhor classificação olímpica portuguesa de sempre, ao superar o 10.º lugar na prova de 20 quilómetros em Atenas2004.

O marchador riomaiorense concluiu a prova em 3:51.28 horas, a 1.20 minutos do vencedor, fechando assim o seu currículo olímpico.

"Fico muito contente com este resultado, um quinto lugar não é qualquer atleta que consegue e eu vim aqui lutar com todas as minhas forças. Consegui um lugar de finalista o que é muito bom para a minha carreira desportiva, que já vai longa, podem ser os meus últimos Jogos e assim cumpri o meu dever", afirmou João Vieira em declarações à RTP.

A prova ficou marcada pela desistência do recordista mundial, o francês Yohann Diniz, no quilómetro 27. O pódio foi conquistado pelo alemão Jonathan Hilbert, com a medalha de prata, e o canadiano Evan Dunfee, com o bronze.