Portugal já tem 70% da população com pelo menos uma dose da vacina

Já foram administradas, em Portugal continental, “cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”.

Portugal já tem 70% da população com pelo menos uma dose da vacina

O objetivo do Governo e da task-force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 de ter 70% da população vacinada foi atingido esta sexta-feira, anunciou o Ministério da Saúde.

“Objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a COVID-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista”, lê-se em comunicado.

Recorde-se que o coordenador da task-force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, tinha previsto que esta meta fosse alcançada na semana entre 8 a 15 de agosto.

Segundo a nota, já foram administradas, em Portugal continental, “cerca de 12,1 milhões de vacinas, que permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo”.

O ministério tutelado por Marta Temido sublinha ainda que “o ritmo de vacinação das duas últimas semanas tem-se mantido elevado, com uma média acima das 80 mil vacinas administradas por dia”.

Durante o mês de agosto o ritmo de vacinação vai acelerar “graças a uma maior disponibilidade de vacinas”, uma vez que “deverão chegar quase três milhões de vacinas até ao final deste mês”.

“Se nos reportarmos apenas à população com 16 ou mais anos em Portugal continental, estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa”, frisa a nota.

O ministério sublinha “o compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação” e a “grande adesão demonstrada pelos portugueses”, que tornaram possível o cumprimento deste objetivo.