Mais de 40 infetados e um óbito em surto de covid-19 em lar de Almodôvar

O surto poderá ter “tendência” a aumentar, mas o autarca de Almodôvar sublinha o facto de a “situação estar mais controlada porque todos eles [utentes e funcionários] estão vacinados”.

Um surto de covid-19 no Lar Nossa Senhora da Graça dos Padrões, em Almodôvar, Beja, infetou 44 pessoas, entre utentes e funcionários. Há ainda a registar uma vítima moral.

A informação foi avançada pelo presidente do município, António Bota, à agência Lusa. Segundo o autarca, o surto poderá ter “tendência” a aumentar e estão atualmente infetados 37 dos 52 utentes e sete colaboradores.

"Vale-nos a situação estar mais controlada porque todos eles [utentes e funcionários] estão vacinados, o que faz com que o sofrimento seja menor, os efeitos sejam menores, as consequências deste vírus seja inferior, seja mais minimizada em relação àquilo que costumávamos ter", disse.

Os utentes infetados estão “isolados” dos restantes. "A autarquia está a tentar colocar no lar pessoas que possam ajudar, contratados com conhecimento de causa, de maneira que eles possam dar aos utentes o mínimo de tratamento, o mínimo de apoio possível numa situação destas", acrescentou à Lusa o autarca.