Governo anuncia testes serológicos para professores no início do ano letivo

Secretário de Estado não adiantou, contudo, datas para a realização destes testes.

Os professores irão ser submetidos a testes serológicos no início do próximo ano letivo, para que este se inicie com “a maior segurança possível”. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esta segunda-feira.

Segundo adiantou o governante, o Executivo socialista quer “continuar a testar, não só em lares, mas em muitos segmentos da atividade económica e não só”.

“Queremos também testar professores nas escolas, porque é muito importante para que se dê início ao ano letivo o mais normal possível e com a maior segurança possível”, disse Lacerda Sales, em declarações aos jornalistas no final da sessão comemorativa do Dia do Município de Gouveia.

“Tem sido um movimento e um esforço que temos feito sempre em conjunto com o setor da educação. Tem sido a educação que tem liderado esse movimento, e muito bem”, afirmou, frisando que “a testagem é uma arma enorme, uma boa ferramenta” para “normalizar, o mais depressa possível”, a vida das pessoas e para “uma recuperação económica o mais rápida possível”.

“Obviamente que vamos continuar a testar e quanto mais testarmos melhor, porque mais depressa fazemos o diagnóstico e mais depressa podemos atuar em conformidade”, rematou.

Sublinhe-se que o Governo já tinha revelando que iria promover um estudo serológico a cinco mil funcionários e utentes de lares de idosos, de forma a aumentar o conhecimento científico sobre a duração dos efeitos da vacina.