Ventura sobre Padrão dos Descobrimentos: “Deve ter sido feito pelas Joacines desta vida”

O líder do Chega, André Ventura, comenta o facto de o Padrão dos Descobrimentos ter sido vandalizado no fim de semana passado.

O que pensa sobre o vandalismo do Padrão dos Descobrimentos?

Vergonhoso. É um ataque a toda a nossa história. Deve ter sido levado a cabo pelas Joacines desta vida ou pelos seus apoiantes. Afinal, andam há muito a incentivar a este tipo de comportamentos.

Considera o vandalismo de monumentos uma maneira legítima de se fazerem passar ideias?

Ilegítima e, aliás, deveria ser punida criminalmente de forma muito mais severa. O Chega vai lançar na próxima sessão legislativa uma proposta de videovigilância sobre os monumentos fundamentais e mais simbólicos da História nacional.

Enquanto as outras estátuas vandalizadas apresentavam um discurso anticolonialista, este apresenta um discurso anticapitalista. Todavia, foi feito no maior monumento identitário dos descobrimentos. Tratou-se de um grito anticapitalista, anticolonialista, ou anti-ambos? Os dois movimentos estão ligados?

Estão os dois ligados. Trata-se de uma extrema-esquerda irresponsável e antipatriótica que insiste em reescrever a história nacional e em chamar criminosos a todos os nossos antepassados.

O que pensa das pessoas que defendem que o Padrão dos Descobrimentos deveria ser apagado?

Não têm noção do que é a pátria portuguesa, composta pelos seus vários momentos históricos e pela memória dos nossos feitos coletivos, muitos deles heroicos e nobres na história da humanidade.

{relacionados}