Há seis portugueses retidos em hotéis de quarentena em Itália

A embaixada de Portugal em Roma “tem assegurado um contacto direto com os cidadãos nacionais e o acompanhamento regular de todas estas situações” e “efetuado contactos com as autoridades italianas, unidades de saúde e hoteleiras para assegurar que são garantidas as necessárias condições de alimentação, salubridade e saúde dos cidadãos nacionais afetados”.

Há seis portugueses retidos em hotéis de quarentena em Itália

Há “apenas seis cidadãos nacionais” a fazer quarentena em hotéis italianos, revelou, esta quinta-feira, fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. Todos os casos estão a ser acompanhados.

Sublinhe-se que, na quarta-feira, foi noticiado o caso de uma jovem portuguesa retida num hotel de quarentena em Florença e, que segundo lhe disseram, havia “outros 20 portugueses em Itália.

“Todas as situações estão a ser acompanhadas, não havendo qualquer insuficiência de recursos humanos para o desempenho destas tarefas. Recorda-se que desde o passado dia 17 de junho está em funcionamento o Centro de Atendimento Consular para Itália, que passou desde essa data a assumir todas as respostas a telefonemas e 'emails' dirigidos ao posto", disse à agência Lusa.

A embaixada de Portugal em Roma "tem assegurado um contacto direto com os cidadãos nacionais e o acompanhamento regular de todas estas situações" e “efetuado contactos com as autoridades italianas, unidades de saúde e hoteleiras para assegurar que são garantidas as necessárias condições de alimentação, salubridade e saúde dos cidadãos nacionais afetados”.

Em comunicado, o Governo reitera que "os cidadãos que optaram por assumir o risco da deslocação em viagens não essenciais fizeram-no contrariando as recomendações das autoridades consulares portuguesas".