Governo vai adquirir mais 146 mil vacinas contra a gripe

Esta compra significa um aumento de 7% em relação ao ano passado.

Governo vai adquirir mais 146 mil vacinas contra a gripe

Portugal vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe para reforçar a época do outono/inverno que se vai aproximando. Esta compra significa um aumento de 7% em relação ao ano passado.

“Nesta época 2021/2022, vamos fazer um reforço de 7%, mais 146 mil doses para podermos estar preparados para esta situação", revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde à TVI24.

António Lacerda Sales indicou também que está em curso a realização de um referencial “que saíra dentro de pouco tempo” para reforçar a vigilância epidemiológica e a vacinação da gripe sazonal.

O secretário realçou que as aprendizagens recebidas pelo combate à covid-19 não devem ser esquecidas, mas sim aplicadas em outras matérias, como a época da gripe.

“A gripe este ano foi residual”, apontou Sales, ao dizer que “houve aqui uma aprendizagem” e por isso, “devemos utilizar essas aprendizagens de futuro, para que possamos estar protegidos”.

No total, Portugal irá comprar 2,2 milhões de vacinas, indica a estação de televisão.

De sublinhar que, no ano passado, a procura pela vacina da gripe foi superior à oferta, superando as expectativas. A ministra da Saúde revelou, numa entrevista à Lusa, que Portugal tinha adesões “historicamente muito baixas” à vacinação contra a gripe sazonal.