Regresso às aulas a pão e água

Quando as portas da escola voltarem a abrir já não deverão ter bolos ou pastéis com massa folhada e/ou com creme e/ou cobertura, como palmiers, jesuítas, mil-folhas, bolas de Berlim, donuts, folhados doces, croissants ou bolos tipo queque». Estes são apenas alguns dos produtos de uma lista de mais de meia centena que vão perder…

Quando as portas da escola voltarem a abrir já não deverão ter bolos ou pastéis com massa folhada e/ou com creme e/ou cobertura, como palmiers, jesuítas, mil-folhas, bolas de Berlim, donuts, folhados doces, croissants ou bolos tipo queque». Estes são apenas alguns dos produtos de uma lista de mais de meia centena que vão perder o seu lugar nas prateleiras apelativas dos bares. 

Setembro espera assim um regresso às aulas com outro sabor. 

Quando li a notícia lembrei-me de imediato do pão com chouriço que comia nos tempos de escola – podiam até estar pães ou croissants quentinhos, acabadinhos de sair do forno no preciso momento em que chegava a minha vez de fazer o pedido, que a voz não deixava sequer disfarçar os segundos de hesitação para os adversários. 

E talvez só me tenha apercebido neste momento que era das primeiras coisas que fazia na escola quando voltava de férias: ir ao bar e comer o famoso pão com chouriço. 

Mas naturalmente que não comia todos os dias. Um todas as semanas, talvez. 

Certamente que se fosse agora não iria sair da sala de aula com a mesma pressa, dada a confirmação da expulsão coletiva: também croquetes, rissóis, empadas e outros que tais deixaram de ter permissão para entrar.

Cortar a «venda de produtos prejudiciais à saúde» tem como principal objetivo fazer com que os jovens cresçam com uma alimentação mais saudável e com rotinas alimentares mais equilibradas. Mas era preciso passar do 8 para o 80? E ficar tudo pouco mais do que a pão e água?

Mais do que isso, é esperado que nas idades em questão os pais saibam o que os filhos comem na escola. E os hábitos alimentares costumam ser, de resto, um espelho dos alimentos que se comem em casa.

Resta saber se o bolo de arroz e o refrigerante passam a ir na mochila… Afinal, um vez de vez em quando nunca fez mal a ninguém.