Já foram emitidos em Portugal cerca de 6,5 milhões de certificados digitais

Documento começou a ser emitido em Portugal a 16 de junho.

Já foram emitidos cerca de 6,5 milhões de certificados digitais europeus em Portugal – o que corresponde a cerca de 65% da população.

A informação foi avançada por fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) à agência Lusa.”Até ao momento, já foram emitidos cerca de 6,5 milhões de certificados digitais da União Europeia”, indicou.

Recorde-se que o certificado, que começou a ser emitido em Portugal a 16 de junho e entrou em vigor na União Europeia a 1 de julho, atesta que o seu portador foi vacinado contra a covid-19, efetuou um teste com resultado negativo ou já recuperou da infeção.

Em Portugal, o certificado digital é necessário para viagens aéreas ou marítimas, para aceder a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, nos restaurantes aos fins de semana e feriados, para aulas de grupo nos ginásios, bem como para frequentar termas e 'spas', casinos e bingos, em casamentos e batizados com mais de 10 pessoas e em eventos culturais, desportivos ou corporativos para mais de 1.000 pessoas em ambiente aberto ou 500 pessoas em ambiente fechado.