União Europeia já tem 70% da população adulta com a vacinação completa

Apesar de ser “um marco importante”, a Comissão Europeia assinalou que o combate não pode “ficar por aqui” e admitiu a possibilidade de administração da terceira dose, caso se venha a comprovar a sua validação científica. 

União Europeia já tem 70% da população adulta com a vacinação completa

A União Europeia (UE) já tem 70% da população adulta com a vacinação completa contra a covid-19, anunciou a Comissão Europeia, admitindo porém a possível administração de terceiras doses devido às variantes do vírus.

"Em janeiro comprometemo-nos a atingir o objetivo de vacinar totalmente 70% da população adulta da UE contra a covid-19 até ao final do verão e hoje podemos orgulhar-nos de que a nossa estratégia de vacinação tenha permitido cumprir este objetivo, com a plena participação dos Estados-membros e dos cidadãos", realçou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa declaração recebida pela agência Lusa.

Apesar de ser “um marco importante para pôr fim à pandemia que perturbou sociedades e economias e custou tantas vidas”, Stella Kyriakides assinalou que o combate não pode “ficar por aqui”, visto que as “novas variantes tornam necessário ir além dos 70% para garantir segurança”.

"Temos de estar um passo à frente. Temos de abordar urgentemente a preocupante lacuna nas taxas de vacinação entre os nossos Estados-membros e estar prontos para implementar vacinas de reforço se as provas científicas demonstrarem que este é o caminho a seguir", apontou a comissária europeia, abrindo portas à possibilidade de inocular uma terceira dose da vacina nos Estados-membros da UE.  

Em simultâneo é necessário, segundo Kyriakides, "continuar a aumentar a sensibilização, combatendo a desinformação, e mobilizar todos os cidadãos para este esforço global sem precedentes", uma vez que está comprovado que "as vacinas estão a salvar vidas todos os dias em todos os Estados-membros".

Mesmo assim, “a vacinação por si só não pode acabar com a pandemia, [pelo que] precisamos de continuar a manter-nos mutuamente seguros e fechar as portas às variantes", reforçou a comissária, mencionando a “solidariedade em matéria de vacinas”, com a qual a UE se tem dedicado ao exportar vacinar através do mecanismo Covax.

A presidente da Comissão Europeia também celebrou o cumprimento deste objetivo na rede social Twitter, reforçando também a ajuda que a UE tem dado aos outros países.

"Precisamos de mais europeus para vacinar e também precisamos de ajudar o resto do mundo a vacinar-se", salientou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyn, prometendo que a UE irá "continuar a apoiar os [seus] parceiros".

Recorde-se que antes do final do mês de julho, a UE atingiu a meta dos 70% de adultos vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19.