Empresa polaca investe 35,4 milhões em parques fotovoltaicos em Portugal

Os parques estão instalados nos distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco. 

A R.Power investiu 35,4 milhões de euros em Portugal em parques fotovoltaicos com uma capacidade de cerca de 60 megawatts-pico (MWp), revelou esta terça-feira a empresa polaca.

Em comunicado, a R. Power explica que adquiriu um portfólio de projetos de parques fotovoltaicos com uma capacidade de 59 MWp, salientando que o montante global do investimento, após a construção, é de aproximadamente 160 milhões de szolty (35,4 milhões de euros).

A capacidade total dos parques que a empresa terá em Portugal chegará a quase 70 MWp, o que representa cerca de 7% de todo o potencial dos parques fotovoltaicos no país, indica a mesma nota.

Os parques estão instalados em diferentes pontos de Portugal, nomeadamente nos distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, e vão gerar cerca de 100 gigawatts hora (GWh) de energia elétrica por ano, o suficiente para atender às necessidades de energia de cerca de 30 mil famílias.

Ao nível da redução anual esperada de emissões de dióxido de carbono (CO2), deverá ultrapassar as 21 mil toneladas, o equivalente à emissão de de 16 mil carros, lê-se no comunicado.

Os projetos deverão estar prontos ainda este ano para se iniciar a construção no próximo ano.