PJ detém em Lisboa dois estrangeiros com ligações ao Daesh

Homens são suspeitos de crimes de terrorismo no Iraque.

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), deteve, esta quarta-feira, em Lisboa, dois cidadãos estrangeiros, suspeitos de pertencerem à organização terrorista Daesh. Os homens estão indiciados pela prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo internacional, e contra a humanidade.

Em comunicado, esta quinta-feira divulgado, a PJ explica que coadjuvou o Ministério Público nesta investigação, que contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, a nível internacional, com a cooperação de autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU. Este apoio “permitiu recolher prova indiciária bastante para imputar” os referidos crimes aos agora detidos.

De acordo com a mesma nota, as detenções e buscas tiveram lugar na região de Lisboa, “numa operação desenvolvida com a participação da Magistrada do MP titular do inquérito e vários quadros da investigação criminal e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da Polícia Judiciária”.

“As provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes Autoridades Judiciárias iraquianas”, lê-se.

Segundo a PJ, não foram identificados indícios de que os suspeitos tivessem cometido quaisquer crimes desta natureza em território nacional.

Os arguidos vão ser presentes às competentes Autoridades Judiciais, para efeito de primeiro interrogatório judicial e consequente aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.