Ex-agente da PSP de 76 anos tenta matar homem durante rixa entre famílias por estacionamentos indevidos

Rixa envolveu recurso a armas de fogo, catanas, navalhas e gás pimenta.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 76 anos, suspeito do crime de homicídio qualificado na forma tentada, na localidade de Mós do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Em comunicado, esta segunda-feira, a PJ explica que o crime foi perpetrado ao início da tarde de sexta-feira, na sequência de uma rixa entre vários elementos de duas famílias vizinhas, “motivada por questões fúteis, decorrentes de alegados estacionamentos indevidos na via pública”.

“No desenvolvimento da contenda, que envolveu o recurso a armas de fogo, catanas, navalhas e gás pimenta, foi efetuado pelo menos um disparo com arma de fogo, de calibre 6.35 mm, intencionalmente direcionado a um dos envolvidos, só não o tendo atingido por mero acaso”, lê-se.

O autor desse disparo, o homem agora detido, foi “desarmado e supostamente atingido com um objeto contundente na zona da cabeça”, acabando ferido e a necessitar de tratamento médico hospitalar, que lhe foi prestado no Hospital da Guarda.

Depois de receber alta clínica, o homem foi detido pela PJ.

Segundo a autoridade, o suspeito, ex-agente da PSP, aposentado, foi presente às competentes autoridades judiciárias e submetido às medidas de coação de obrigação de apresentações trissemanais às autoridades policiais da sua área de residência habitual, no concelho de Aveiro, assim como à proibição de aceder à referida localidade de Mós do Douro.

“Foram também apreendidas pela Polícia Judiciária, uma pistola de calibre 6.35 mm, um revólver de calibre .32 e diversas munições, tudo pertencente ao detido, e ainda uma catana, uma navalha e uma embalagem de gás pimenta”, informa a mesma nota.