Alberta Marques Fernandes critica Sousa Tavares após exemplo dado em entrevista a Costa: “Em que país vive?”

Questão surgiu numa altura em que se falava sobre o desemprego juvenil em Portugal.

Alberta Marques Fernandes recorreu às redes sociais para criticar um exemplo utilizado por Miguel Sousa Tavares numa entrevista ao primeiro-ministro, António Costa, esta segunda-feira, na TVI.

Em causa está a alusão do jornalista a um jovem que ganhe “2700 euros no primeiro emprego”.

A jornalista da RTP1 mostrou que esteve atenta à entrevista do colega e não deixou o exemplo dado por Miguel Sousa Tavares passar ao lado. “MST: ‘Um jovem altamente qualificado que recebe no primeiro emprego 2700 euros’. Em que país vive o Miguel Sousa Tavares”, questionou Alberta Marques Fernandes.

Sublinhe-se que a questão surgiu numa altura em que se falava sobre o desemprego juvenil em Portugal. “Senhor primeiro-ministro, posso fazer um parêntesis? O senhor fala muitas vezes da geração mais qualificada de sempre. Imagine um jovem, altamente qualificado, que vai para o mercado de trabalho e pagam-lhe aquilo que, para nós é um belo salário, 2.700 euros. Por mês”, começou por introduzir Miguel Sousa Tavares,

 “Não pagam. Infelizmente não pagam”, interrompeu António Costa.

“Não pagam, mas vamos imaginar que pagam. O seu ministro das Finanças fica-lhe com 40% disto, o que dá, de facto, 1.400 euros limpos. Dos quais ele vai pagar mil euros por um T1 em Lisboa. Restam-lhe três hipóteses: ou vive com 400 euros, ou vive em casa dos pais; ou vai-se embora”, continuou o jornalista da TVI.

Costa insistiu: “Falta um dado base que, infelizmente não corresponde à realidade, é que esse jovem altamente qualificado não tem como primeira oferta de emprego esse salário, nem nada que se pareça”.

Sublinhe-se que Alberta Marques Fernandes não foi a única a mostrar-se crítica quanto ao exemplo dado por Sousa Tavares. Nas redes sociais, vário internautas comentaram e criticaram a alusão utilizada pelo jornalista.