Vacinação na UCSP de Gouveia suspensa por “alegada falha na cadeia de frio”

Os utentes que foram vacinados nos dias 02, 03 e 04 de setembro “serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias” para serem monitorizados os efeitos das vacinas inoculadas.

Vacinação na UCSP de Gouveia suspensa por “alegada falha na cadeia de frio”

A task-force para a vacinação contra a covid-19 suspendeu, esta terça-feira, a administração de vacinas na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gouveia, na Guarda, devido a uma “alegada falha na cadeia de frio”.

Em comunicado, a task-force indica que serão averiguados o “cumprimento das normas e procedimentos em vigor”, ao anunciar que os utentes que foram vacinados nos dias 02, 03 e 04 de setembro “serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias” para serem monitorizados os efeitos das vacinas inoculadas.

“Dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que este incidente tenha efeito na saúde dos utentes”, aponta a task-force.

Segundo o comunicado, o Infarmed está a seguir o caso. Caso exista alguma suspeita de reação adversa, a task-force indica que esta deve ser comunicada através do Portal RAM do Infarmed.

Os agendamentos previstos no UCSP de Gouveia “serão reagendados para outros centros nas proximidades”, frisa a nota.

A task-force afirma que será pedida uma investigação do sucedido à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.