José Eduardo dos Santos aterra em Luanda dois anos depois

Ex-chefe de Estado angolano não pisava solo angolano desde abril de 2019.

José Eduardo dos Santos aterrou, esta terça-feira, em Angola. O Nascer do SOL sabe que o antigo presidente angolano vai ficar hospedado no hotel InterContinental em Luanda.

Recorde-se que José Eduardo dos Santos não pisava solo angolano desde abril de 2019. Desde então, o ex-chefe de Estado viveu em Barcelona, embora a sua residência seja no bairro Miramar em Luanda.

Nestes dois anos, José Eduardo dos Santos deixou Barcelona apenas para se deslocar ao Dubai, entre dezembro de 2020 e abril de 2021, para apoiar a filha Isabel dos Santos, após a morte do marido, Sindika Dokolo.

Sublinhe-se que Isabel dos Santos é a cara do caso Luanda Leaks, mas desde que João Lourenço assumiu a Presidência, em 2017, vários colaboradores e familiares de José Eduardo dos Santos foram visados em processos judiciais em Angola.

É de realçar que José Eduardo dos Santos regressa do país numa altura em que milhares de angolanos, apoiantes da oposição, têm saído às ruas para exigir eleições justas e protestar contra as alterações à lei eleitoral, exigindo eleições livres e justas.

Recorde-se que José Eduardo dos Santos foi Presidente de Angola de 1979 a 2017.