Ursula Von der Leyen anuncia investimento de 50 mil milhões para plano de saúde europeu

A governante revelou ainda que a UE tem como objetivo acelerar a vacinação contra a covid-19 nos países de baixo rendimento, pelo que irá doar mais 200 milhões de doses até meados de 2022.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou, esta quarta-feira, um investimento de 50 mil milhões de euros na saúde da União Europeia (UE), até 2027.

"Queremos criar uma missão de resiliência para toda a UE, que será apoiada pelo investimento da Team Europe em 50 mil milhões até 2027. Queremos assegurar-nos que nenhum vírus possa de novo transformar-se numa pandemia global", frisou, no seu segundo discurso sobre o Estado da União (SOTEU, na sigla inglesa).

A governante revelou ainda que a UE tem como objetivo acelerar a vacinação contra a covid-19 nos países de baixo rendimento, pelo que irá doar mais 200 milhões de doses até meados de 2022.

“A minha primeira prioridade é acelerar a vacinação nos países de baixo rendimento. Posso anunciar hoje que a Comissão vai acrescentar uma nova doação de mais 200 milhões de doses até meados do próximo ano", disse aos eurodeputados. "Trata-se de um investimento na solidariedade e é um investimento também na saúde global".

De sublinhar que a UE já doou 700 milhões de vacinas a mais de 130 países, aos quais acrescem estes novos 200 milhões.

Von der Leyen sublinhou as “divergências preocupantes” das taxas de vacinação entre os Estados-membros, acrescentando que uma das prioridades é prosseguir os esforços de vacinação contra a pandemia na UE. "Vemos divergências preocupantes entre os Estados-membros no que respeita às taxas de vacinação e por isso precisamos de manter o ímpeto", disse.

"Temos 1,8 mil milhões de doses adicionais asseguradas, o que é suficiente para nós e para a nossa vizinhança e ainda para se forem necessárias vacinas de reforço", acrescentou.