Três detidos por tráfico de drogas sintéticas em Lisboa

Foram apreendidos mais de 3 kg de Mefedrona – uma catinona sintética que provoca efeitos equiparados aos do ecstasy (MDMA) ou da cocaína – e que tem sido apontada com causa de várias mortes ocorridas na União Europeia nos últimos anos.

Três cidadãos portugueses, dois dos quais com dupla nacionalidade, foram detidos, nos últimos dias, por “fortes suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes”, em Lisboa. Segundo a Polícia Judiciária (PJ), em comunicado esta sexta-feira divulgado, “as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação em curso, relacionada com o combate ao tráfico de produtos estupefacientes de origem sintética em território nacional”.

Os detidos, com idades entre os 43 e os 49 anos, tinham na sua posse mais de três quilogramas de um substância “que, após os competentes exames realizados pelo Laboratório de Polícia Científica, foi identificada como sendo Mefedrona”.

A PJ explica que a Mefedrona “é uma catinona sintética que provoca efeitos equiparados aos do ecstasy (MDMA) ou da cocaína, sendo amiúde encarada pelos consumidores como uma alternativa ao consumo daquelas substâncias”. O seu consumo “pode dar origem a problemas de saúde muito graves e é potencialmente causador de dependência”.

“Esta droga é apontada como causa de várias mortes ocorridas em diferentes países da União Europeia nos últimos anos”, revela.

Os arguidos foram presentes à autoridade judiciária competente, para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação. “A investigação prossegue”, sublinha a PJ.