Vacinação gratuita contra a gripe arranca na segunda-feira

DGS lembra que vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população.

Vacinação gratuita contra a gripe arranca na segunda-feira

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe arranca na próxima segunda-feira. A prioridade são pessoas em "determinados contextos", como lares, rede de cuidados continuados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas, anunciou a Direção-Geral da Saúde, esta quinta-feira.

"Em 2021, em contexto de pandemia covid-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade", explica a DGS, em comunicado.

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe destina-se a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais; doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados; profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas.

A segunda fase inclui pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e portadores de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

As autoridades de saúde sublinham que a vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários e apelam à adesão das pessoas ao processo, que vai decorrer nos próximos meses.