José Carlos Malato revela que sofreu abusos sexuais quando era criança

“Com que idade fui molestado sexualmente pela primeira vez?”, perguntou o apresentador de 57 anos, que fez duas publicações no Instagram sobre a sua história.

José Carlos Malato revelou um episódio muito pessoal aos seguidores do seu Instagram. O apresentador da RTP, de 57 anos, contou que foi vítima de abuso sexual na infância.

Malato fez duas publicações dedicadas ao assunto. "Quem sofre não está sozinho. Grande empatia para quem passou pelo mesmo. Vale mais dizer do que calar. Acreditem. A dor tem de ser repartida por todos. Porque todos têm culpa. Menos nós", escreveu o apresentador na descrição de uma imagem, na qual se lê a pergunta: “Com que idade fui molestado sexualmente pela primeira vez?”.

À questão, Malato deixou uma resposta: "Quem acertar não ganha nada. Porque, nessa altura, eu perdi tudo. Um abuso condiciona a saúde mental para toda a vida", frisou.

Para agradecer o apoio que recebeu nos comentários, José Carlos Malato publicou outra fotografia de uma pequena escultura, que retrata uma pessoa deitada sobre os joelhos.

"Um abraço de solidariedade para todos aqueles e aquelas que me enviaram mensagens de carinho partilhando a sua experiência pessoal insuportável. Uns refugiam-se no sofrimento e na dor do segredo, outros no medo e até numa culpa que não é sua. Que não pode ser sua. Todos, tantos, mais novos, mais velhos que continuam, vida fora, a ser sugados por esta carraça alojada na consciência! Até quando?", disse o apresentador, que contou um pouco mais sobre a sua história.

"Procurei ajuda. Façam-no também. Mais cedo ou mais tarde vamos ter de nos confrontar com a nossa própria história. É uma questão de sobrevivência! Não foi fácil para mim, nem é fácil para ninguém. Sinto que apenas dei o primeiro passo nesta caminhada para uma vida mentalmente mais saudável. Oxalá consiga. Coragem e um forte abraço", assinalou Malato.