Infarmed manda retirar do mercado quatro lotes do medicamento Champix

Champix é um medicamento para ajudar a deixar de fumar. 

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde mandou suspender, esta sexta-feira, a venda de quatro lotes do medicamento para ajudar a parar de fumar Champix. Em causa está a deteção de uma impureza com valores “acima do limite de ingestão diária aceitável”.

Segundo uma circular informativa publicada no seu site, o Infarmed revela que os laboratórios Pfizer informaram que irão “proceder à recolha voluntária lotes, do medicamento Champix® (0,5 mg) + (1 mg), e Champix® 1 mg, comprimidos revestidos por película, por terem sido detetados valores elevados de uma impureza, determinado pela Agência Europeia do Medicamento”.

Tratam-se dos lotes n.º 00022509, com validade até 30 de junho de 2022, de Champix (0,5 mg) + (1 mg), e os lotes de Champix 1 mg com os números 00021871 e 00021975, ambos com validade até 31 de agosto do próximo ano, e o lote nº 00023335, cujo prazo expira em 21 de novembro de 2022.

Na nota, o Infarmed avisa as entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock que “não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”.

Alerta ainda os doentes que estejam a utilizar estes lotes que “não devem interromper o tratamento”, mas “logo que possível”, devem entrar em contacto com o seu médico “para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo”.