O dia em que o fado bateu o tango

Portugal conseguiu o seu melhor resultado de sempre no Mundial de futsal, após bater a Argentina, na Lituânia, por 2 a 1. É o culminar de um caminho onde ficaram para trás Cazaquistão, Espanha e Sérvia. 

Portugal é campeão mundial de futsal pela primeira vez na sua história, após bater a Argentina, campeã em título até à hora final deste Mundial, por 2 a 1. O sonho foi cumprido na Lituânia, onde Portugal se podia já orgulhar de ter chegado mais longe do que nunca na sua história, ao qualificar para a final – o melhor resultado até agora tinha sido um terceiro lugar, no Mundial de 2000. A seleção nacional desbravou pelo campeonato até ao derradeiro confronto com a Argentina, deixando pelo caminho o Cazaquistão (4-3 nas grandes penalidades, depois do empate a 2-2), a Espanha (depois de uma incrível reviravolta no marcador, que ficou em 4-2), e a Sérvia (4-3, no prolongamento).

Na final de 2021, na Lituânia, Portugal – campeão europeu em título – chorava ao som de A Portuguesa, instantes antes do apito inicial, e sentia-se no ar uma energia de um país inteiro que apoiava a seleção nacional à procura da glória inédita, tanto através da televisão e da rádio, como através da presença em Kaunas, onde se encontravam centenas de adeptos portugueses a apoiar a seleção nacional. Ricardinho, que, aos 36 anos de idade, foi eleito o melhor jogador do Mundial de 2021, mostrava-se emocionado ao som do hino nacional, ciente de que este será, muito provavelmente, o último Mundial da sua carreira.

A temperatura aqueceu depois do apito inicial, e, aos 13 minutos de jogo, Borruto não poupou na violência, atingindo Ricardinho no estômago com um murro digno de um ringue de artes marciais mistas. Depois do challenge à decisão da arbitragem, o argentino viu o cartão vermelho, e os muitos portugueses presentes na Lituânia aplaudiram a justiça feita, que permitiu a Portugal jogar durante uns importantes minutos com mais um jogador em campo, relativamente aos argentinos.

A partir daí, foi só uma questão de tempo até que, pelos pés de Pany Varela, o melhor marcador português neste Mundial, fizesse o 1-0 na Lituânia, deixando a seleção das ‘quinas’ mais perto do inédito título de campeões mundiais. O resultado manteve-se até ao apito do intervalo, e a energia sentia-se em Kaunas, onde Portugal estava prestes a fazer história pela segunda vez, depois de ter alcançado um lugar inédito na final.

Ao início da segunda metade, a Argentina ainda assustou com um livre direto marcado por Cuzzolino, que serviu Matias, mas o argentino atirou para muito longe da baliza de Bebé.

Ainda assim, os portugueses estavam inspirados, e Erick chegou mesmo a assustar aos 4 minutos da segunda parte. Numa jogada individual, o português deixou para trás dois jogadores da Argentina e picou a bola sobre Sarmiento, acabando por acertar no travessão argentino, mostrando que o emblema das ‘quinas’ não estava satisfeito com apenas um golo de vantagem no marcador.

A emoção em Kaunas atingiu níveis estratosféricos quando faltavam 12 minutos de jogo e Pany Varela concluiu uma jogada de magia assinada por Ricardinho, que bateu um canto telecomandado e originou o 2-0.

Uma vantagem de 2 golos que durou, literalmente, uns poucos segundos. Reiniciado o relógio na partida, Claudino fugiu aos portugueses, e fez o primeiro golo dos argentinos. Faltava uma eternidade de jogo na Lituânia, e os argentinos reduziam a recém-dilatada vantagem no marcador dos portugueses.

Mas as ‘quinas’ não desistiram, e a prova disso foi uma incrível jogada de Ricardinho, aos 35 minutos, que acabou por cair nos pés de Fábio Cecílio, que falhou o toque de calcanhar, e, consequentemente, não conseguiu aumentar a vantagem portuguesa no marcador. A pressão e a energia, no entanto, estavam do lado lusitano do campo, quando faltavam ainda cinco cruciais minutos de partida.

Mas o tempo foi passando, e os remates iam falhando em ambas as balizas. Faltando apenas segundos para o final da partida, os argentinos dispararam em direção à área de Bebé, acertando num poste milagroso, que deu a Portugal o seu primeiro título de sempre como campeão mundial.

 

Brasil mete terceira

No terceiro lugar do Mundial de futsal ficou o Brasil, que conseguiu bater o Cazaquistão por 4-2. Recorde-se que os ‘canarinhos’ foram eliminados pela Argentina nas meias-finais, onde a até então campeã em título venceu por 2-1. O Cazaquistão, por sua vez, terá de se contentar com o quarto lugar no Mundial, depois da derrota frente a Portugal, nas grandes penalidades, por 4-3, nas meias-finais, que enviou o emblema asiático para o jogo pelo terceiro lugar, onde não conseguiu bater os brasileiros.