Renováveis abastecem 61% do consumo de eletricidade em Portugal até setembro

Entre janeiro e setembro, a maior parte da energia renovável foi produzida por fontes hidroelétricas (28%), seguidas da eólica (24%), da biomassa (7%) e da fotovoltaica (3,7%). 

A produção de energia renovável abasteceu 61% do consumo nacional de eletricidade nos primeiros nove meses do ano, revelou a REN – Redes Energéticas Nacionais, esta segunda-feira.

Entre janeiro e setembro, a maior parte da energia renovável foi produzida por fontes hidroelétricas (28%), seguidas da eólica (24%), da biomassa (7%) e da fotovoltaica (3,7%). 

O índice de produtibilidade hidroelétrica ficou acima da média histórica (igual 1), fixando-se nos 1,13, enquanto que o de produtibilidade eólica ficou ligeiramente abaixo da mesma média histórica, nos 0,98 , indicam os dados da REN

Já a produção de energia elétrica com origem em fontes fósseis abasteceu 31% do consumo, predominando o gás natural (29%), sendo que o carvão representou apenas 2%. Os restantes 8% corresponderam a energia importada.

Em particular no mês de setembro, o consumo de energia elétrica manteve-se praticamente em linha com o verificado no período homólogo do ano anterior, registando uma variação homóloga negativa em 0,3%, ou positiva em 0,7% considerando a correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

O mercado do gás natural, em setembro, manteve a tendência de quebra registada nos últimos meses, com uma contração homóloga de 12%, resultado de quebras de 17% no mercado de produção de energia elétrica e de 7% no segmento convencional, que abrange os restantes consumos.

No período de janeiro a setembro, o consumo de gás natural registou, face ao período homólogo do ano anterior, uma contração de 3,5%, com o crescimento de 4,2% no segmento convencional a não ser suficiente para compensar a quebra de 16% no segmento de produção de energia elétrica. Relativamente ao mesmo período de 2019, registou-se um recuo de 5%.