Cultura

O Capitão James T. Kirk de Star Trek vai ao espaço com a Blue Origin

O ator William Shatner está pronto para embarcar numa jornada da vida real ao espaço à boleia do New Shepard NS-18 da Blue Origin.


Com o turismo espacial a ganhar novas proporções, numa corrida feita a três (Virgin Galactic, SpaceX e Blue Origin), são cada vez mais as viagens reveladas e, a segunda missão tripulada da empresa de Jeff Bezos já está marcada para o próximo dia 12 de outubro. Quem estará a bordo? O ator William Shatner, com uma longa carreira em Hollywood mas mais conhecido pelo seu papel como o capitão James T. Kirk, no filme “espacial” Star Trek. 

Associado desde sempre à ficção científica, este era um desejo antigo de William Shatner, que passará assim a ser a pessoa mais velha a viajar ao espaço. “Tenho ouvido falar sobre o espaço há muito tempo. Estou a aproveitar a oportunidade de o ver pessoalmente. Um milagre”, disse Shatner no comunicado da Blue Origin.

No voo anterior, Wally Funk, com 82 anos, tinha-se tornado a pessoa mais velha, mas poderá agora ser batida pelo ator de 90 anos. 

Além do ator, a nave New Shepard NS-18 vai levar Andrey Powers, vice-presidente das operações e missões de voo da Blue Origin, assim como os membros da tripulação, Chris Boshuizen e Glen de Vries. 

A nova equipa sucede assim ao voo protagonizado pelo patrão da empresa, Jeff Bezos e dos restantes três membros, incluindo o seu irmão. Entre os dois voos, a empresa lançou mais um voo não tripulado, o NS-17 com uma duração de cerca de 10 minutos.

Relatórios de 2013 afirmaram que o ator havia recusado a oferta de Sir Richard Branson de levá-lo ao espaço com a Virgin Galactic - a empresa de viagens espaciais do bilionário que levou Sir Richard até ao espaço em julho. Na altura Richard disse ao jornal The Sun que Shatner tinha medo de voar. Contudo, o artista desmentiu as afirmações, revelando que recusou a oferta porque o bilionário “queria que ele pagasse pela viagem”: "Ele queria que eu pagasse para subir e eu disse-lhe que se queria que eu subisse que pagasse, mas ele não aceitou a minha oferta ", contou Shatner a repórteres.

Como no voo anterior, a viagem de outubro deve durar cerca de 10 minutos e levará a tripulação além da Linha Karman - fronteira espacial mais amplamente reconhecida que fica 100 km (60 milhas) acima da Terra.

O voo está marcado para as 14h30 do dia 12 de outubro, a partir do Launch Site One em West Texas. A bordo da nave vão também ser transportados milhares de postais da fundação da Blue Origin, Club for the Future, onde provavelmente serão leiloados para angariação de fundos para causas sociais.

Os comentários estão desactivados.