Reino Unido regista número de borboletas mais baixo de sempre

Foram contadas 1.238.405 borboletas e traças – uma redução de 14% em relação ao ano passado.

O Reino Unido registou o número de borboletas mais baixo de sempre num inquérito anual sobre os insetos, o que levou aos conservacionistas a avisar que a natureza está em perigo, já que este inseto é considerado um indicador considerável sobre a saúde do ambiente.

A Butterfly Conservation — que contou borboletas e traças entre 16 de Julho e 8 de Agosto, assinalou os números mais baixos desde que a Big Butterfly Count começou há 12 anos e pede que sejam tomadas medidas urgentes. Desde 1976, 76% das borboletas têm diminuído em abundância ou distribuição. No total, foram contadas 1.238.405 borboletas e traças – uma redução de 14% em relação ao ano passado. O inquérito é feito por voluntários que contam o número e o tipo de borboletas ou traças que veem em 15 minutos.

"Os factos são claros. A natureza está em crise e precisamos de uma ação urgente, não só para evitar mais perdas de espécies, mas também para reconstruir a biodiversidade”, defende Julie Williams, a chefe executiva da instituição, segundo o The Guardian.