Sociedade

Portugal é o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19

Governo sublinha que portugueses "confiaram na ciência, nas vacinas e nos seus benefícios". 


Foi atingida, este sábado, a meta de ter 85% da população de Portugal continental completamente vacinada contra a covid-19, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo revela a tutela liderada por Marta Temido, em comunicado, foram administradas cerca de 15,3 milhões de vacinas, possibilitando que cerca de 8,4 milhões de pessoas tenham o esquema vacinal completo.

“Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada”, sublinha o Governo.

No que diz respeito apenas à população adolescente, entre os 12 e os 17 anos, estima-se que já cerca de 88% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 83% já terão a vacinação completa.

“Este importante marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação, incluindo forças armadas, forças de segurança e autarquias”, destaca a mesma nota, que frisa ainda a importância no processo do Serviço Nacional de Saúde, “com excelentes profissionais”.

“Enaltece-se ainda a forte adesão da população a esta campanha de vacinação, contributo essencial para Portugal alcançar as metas definidas. Os portugueses confiaram na ciência, nas vacinas e nos seus benefícios”, remata.