Internacional

Autocarro cai no rio e causa, pelo menos, três mortos na China

O autocarro continha 51 pessoas e 37 já foram resgatadas. O tempo extremo tem destruído centenas de habituações.


Um autocarro, que continha 51 pessoas, caiu num rio situado no norte da China fazendo pelo menos três mortos e 11 desaparecidos, como consequência das inundações criadas pelas fortes chuvas que destruíram casas e cobriram terras agrícolas em duas províncias do país.

Um vídeo publicado online mostra pessoas em cima de um autocarro quase submerso num rio que corre sobre uma ponte próxima da cidade de Shijiazhuang, cerca de 265 quilómetros a sudoeste de Pequim. As autoridades da província de Hebei afirmaram que 37 das 51 pessoas que estavam no autocarro tinham sido resgatadas.

Na província de Shanxi, a oeste, as inundações obrigaram mais de 120.000 pessoas a abandonar as suas casas, 17.000 foram destruídas e forçaram a suspensão de trabalho de 400 minas, das quais 60 eram produtoras de carvão.

O mau tempo danificou ainda 190.000 hectares) de terras agrícolas. Ao todo, cerca de 1,75 milhões de pessoas foram afetadas em Shanxi pelas inundações. Aldeias inteiras foram inundadas pela água, prendendo os moradores e causando o colapso de algumas barragens, de acordo com a China Global Television Network.