Efemérides de 13 de outubro

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi aclamado há 5 anos como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 5 de outubro anterior – tendo sido já reeleito para o cargo.

1882 Foi inaugurada há 139 anos, no Porto, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras.

1884 Foi definido por acordo internacional há 137 anos o Meridiano de Greenwich, ou Principal, que passa pela cidade deste nome nos arredores de Londres (e também por perto de Lisboa, estando assinalado na Marginal, junto a Queluz).

1917 Relato da sexta e última aparição de Fátima há 104 anos (a 1ª foi em Maio de 2017, e teve em Fátima o Papa Francisco), e do chamado ‘milagre do Sol’ que ali se terá dado então.

2010 Começou há 11 anos o resgate dos mineiros de oiro e cobre de S. José, Copiacó, Chile, na sequência da operação de salvamento dos 33 homens soterrados (a 700m de profundidade) pelo desabamento em 5 de Agosto anterior.

2015 O grupo terrorista Estado Islâmico instou há 6 anos os muçulmanos  à "guerra santa" (Jihad) contra a Rússia e os EUA, e o seu comportamento antissocial e antirreligioso é levado muito a sério em todo o mundo, obrigando o Ocidente a prescindir de muitas liberdades conquistadas (e a que eles, no seu reaccionarismo primário, são também contrários).

2016 O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi aclamado há 5 anos como novo secretário-geral das Nações Unidas, numa sessão da assembleia-geral da ONU que ratificou a escolha feita pelo Conselho de Segurança em 5 de outubro anterior – tendo sido já reeleito para o cargo.

2019 Nove mulheres acusaram há 2 anos o tenor espanhol Plácido Domingo de acosso sexual nos anos 80, e houve quem as levasse a sério.