“A Super Bowl realiza-se todos os anos. Por que não ter um Mundial a cada dois anos?”, insiste presidente da FIFA

A FIFA está a analisar a viabilidade de alterar o formato do Mundial, que atuamente se realiza de quatro em quatro anos, embora algumas federações e atletas já tenham mostrado o seu desagrado.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, mantém firme a ideia de realizar o Campeonato do Mundo de dois em dois anos, em vez de quatro em quatro, como acontece atualmente.

Durante uma visita institucional a Israel, esta terça-feira, Infantino voltou a insistir nos benefícios que esta mudança pode trazer para o futebol internacional, lançado uma questão para todos os que criticam esta possível alteração: "A Super Bowl realiza-se todos os anos. Por que não ter um Mundial a cada dois anos?", citado pelo jornal espanhol Marca.

Para o chefe do organismo, a mudança não irá trazer problemas à competição. "Muitos críticos dizem que seria prejudicial, mas estudos da FIFA afirmam que não diminuiria a magia do torneio porque a sua frequência não afetaria a sua qualidade e reputação", frisou.

A FIFA está a analisar a viabilidade de alterar o formato do Mundial, embora algumas federações e atletas já tenham mostrado o seu desagrado.

"Já decidimos que haverá um Mundial com 48 seleções a partir de 2026. Se se irá realizar a cada dois ou a cada quatro anos, ainda está em fase de consulta. Precisamente por ser um torneio mágico, teria que se realizar com maior frequência", insistiu Infantino, ao sublinhar que "a reputação de um evento depende da sua qualidade e não da sua frequência. Todos os anos há Super Bowl, Wimbledon ou Liga dos Campeões e todos ficam entusiasmados e ansiosos pelas provas”.