Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, foi lançado em Espanha esta quinta-feira. É a primeira vez que a obra está disponível em castelhano.

Publicado com o título original de “La Viuda”, em português, “A Viúva”, que veio a ser alterado pelo editor e a que Saramago disse nunca se ter habituado, a editora Alfaguara inicia assim as celebrações do centenário do escritor nascido em 1922.

“Hoje, quando se cumpre o centenário do autor, publica-se pela primeira vez em castelhano, respeitando o seu título original, esta história escrita por um jovem José Saramago, que antecipa o grande escritor que todos conhecemos. Nela está já presente a sua forma pessoal de olhar o mundo e algumas das características dos seus romances mais aclamados: a extraordinária força narrativa e uma personagem feminina inesquecível”, realçou a editora.

Publicado em Portugal pela primeira vez em 1947, pela Editorial Minerva, ano do nascimento da filha Violante, o romance veio a ser reeditado pela Caminho 50 anos depois, numa versão que chegou à 10.ª edição. Desde então, também a Círculo de Leitores e, mais recentemente, a Porto Editora reeditaram a obra.

“Após a morte do seu marido, Maria Leonor, mãe de dois filhos, sente o fardo das dificuldades de administrar a sua herdade, as expectativas da sociedade e o férreo controlo do seu entorno. Depois de meses mergulhada numa profunda depressão, decide finalmente enfrentar a sua responsabilidade como proprietária das terras, mas o seu coração vive atormentado por um pecado secreto: apesar do luto, o seu desejo não se apagou”, lê-se na sinopse da obra disponibilizada pela Alfaguara.

Mais tarde, Saramago reconheceu, não saber “como lhe veio a ideia de escrever a história de uma viúva ribatejana, a ele, que do Ribatejo sabia algo, mas de viúvas nada e, menos ainda, se existe o menos que nada, de viúvas jovens e proprietárias de bens que estão à vista de todos”.

As celebrações do Centenário de José Saramago, que vão ter início em novembro de 2021 e prolongar-se durante um ano, até à data em que o escritor completaria 100 anos, em 16 de novembro de 2022, devem receber o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).