PAN mantém “tudo em aberto” quanto à votação no OE2022 e recusa “‘bluff’ político”

“O PAN não entra nessa jogada”, disse Inês Sousa Real.

Inês Sousa Real disse, esta sexta-feira, que o sentido de voto no PAN no Orçamento do Estado para 2022 se mantém em aberto, recusando entrar no “‘bluff’ político” de acenar com votos e depois viabilizar a proposta do executivo de António Costa.

“Eu acredito que não sejam só ameaças porque há de facto aqui uma saturação do ponto de vista daquilo que possa ser uma falta de execução de medidas e uma dificuldade até mesmo em, logo em sede de generalidade, vermos inscritas mais medidas de todo um diálogo que se arrasta há meses”, disse a porta-voz do PAN, questionada pelos jornalistas sobre o facto de o PCP e o BE terem ameaçado votar contra a proposta.

“Aquilo que nós não compreendemos é ações de ameaças ou 'bluff' político. O PAN não entra nessa jogada, o PAN já deixou bem claro que para si está tudo em aberto precisamente porque nós sentámo-nos à mesa do diálogo e fizemos o trabalho de casa”, defendeu.

“‘Bluff’ político de que vamos votar contra, mas depois, afinal, até viabilizamos ou até mesmo quando o bloco central para tanta coisa se une, nomeadamente para coartar os direitos das demais forças políticas, como foi o caso da alteração à lei eleitoral ou o fim dos debates quinzenais, e depois não estarem disponíveis para se entenderem também no que respeita ao Orçamento do Estado, isso é que nós não acompanhamos este tipo e forma de fazer política”, acrescentou, referindo que o Governo “deveria ter tido maior acolhimento das propostas dos outros partidos” no documento que apresentou para ser debatido e votado na generalidade.