Inaugurado busto de Yuri Gagarin e Vostok 1, que representa laços entre Rússia e Portugal, no Taguspark

O busto em bronze, da autoria de A.D.Leónov, foi oferecido ao Município de Oeiras pela Fundação Internacional de Caridade “O Diálogo das Culturas – o Mundo Unido” e pela Embaixada da Federação da Rússia em Portugal.

No âmbito do festival FIC.A – Festival Internacional de Ciência, ocorreu este domingo, nos Jardins do Edifício Qualidade C do Taguspark, a inauguração da obra de arte de homenagem ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro humano a viajar pelo espaço a 12 de abril de 1961. A cerimónia, que teve lugar no período da tarde, contou com a presença do Embaixador da Federação da Rússia, Mikhail L. Kamynin, e do CEO do Taguspark, Eduardo Baptista Correia.

O busto em bronze, da autoria de A.D.Leónov, foi oferecido ao Município de Oeiras pela Fundação Internacional de Caridade “O Diálogo das Culturas – o Mundo Unido” e pela Embaixada da Federação da Rússia em Portugal, constituindo uma homenagem ao 60.º Aniversário do primeiro voo espacial humano e representa a amizade entre os Povos da Rússia e Portugal. Agora, a obra de arte integrará parte do MAU – Museu de Arte Urbana, em desenvolvimento no Taguspark – Cidade do Conhecimento. Esta escultura integra ainda a nave Vostok 1, que nasceu do conceito criativo de Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, e de Ana Figueiredo, da Infinity, e a foice e o martelo, símbolo da URSS.

Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark – Cidade do Conhecimento, declarou que "no Taguspark, o comunismo está no museu. Esta obra de arte, que inclui a bandeira da URSS junto ao busto de Yuri Gagarin e do foguetão Vostok 1, é uma homenagem ao primeiro ser humano no espaço e a este acontecimento marcante". "Importa salientar que a História não pode ser alterada, mas devemos aprender com ela e, conscientes da sua relevância, ficamos muito orgulhosos por ter esta obra de arte no MAU", concluiu.

Veja a fotogaleria.