Morreu suspeito de homícidios que conquistou simpatia do povo chinês

Homem ganhou a simpatia dos chineses por ter salvo uma criança de se afogar e dois golfinhos de ficarem encalhados.

Morreu esta segunda-feira Ou Jinzhong, de 55 anos, o suspeito de vários homicídios que estava a conquistar a simpatia dos chineses, refere a CNN.

O homem, que estava há mais de uma semana em fuga, depois de ter sido considerado suspeito pelo homícidio de dois vizinhos e de ter ferido outros três, suicidou-se enquanto tentava resistir à detenção da polícia, informou a autoridade de Putian em comunicado. O homem terá sido encaminhado para o hospital não, no entanto, resistido aos ferimentos.

De acordo com o comunicado, o homem era suspeito de ter tirado a vida ao vizinho de 78 anos e à sua nora. A mulher do falecido, o neto, de 34 anos, e o bis-neto, de 9, terão ficado feridos.

Depois de uma semana à procura do suspeito, Ou foi encontrado num gruta situada nas colinas próximas da aldeia onde vivia.

Mas por que está Ou Jinzhong a conquistar a simpatia do povo chinês, especialmente quando este é um país que condena os homicídas à morte? Muitos acreditavam que o homem foi levado ao desespero, uma vez que os crimes tiveram origem numa longa disputa por terrenos.

Ou viveu durante quase cinco anos com a mãe, de 89 anos, numa pequena "cabana", uma vez que estava a ser impedido pelos vizinhos de construir a sua casa.

Também os factos de o cidadão chinês ter, há cerca de 30 anos, salvo uma criança que estava em risco de se afogar e de, em 2008, ter resgatado dois golfinhos que quase ficaram encalhados, contribuíram para a sua popularidade.