Embarcação de pesca atacada por grupo de Orcas em Setúbal

 Os fundos do barco e o leme ficaram destruídos, mas os dois tripulantes saíram ilesos do ataque.

Uma embarcação de pesca foi danificada por um grupo de orcas em Setúbal. Os fundos do barco e o leme ficaram destruídos, mas os dois tripulantes saíram ilesos do ataque.

“O incidente com a embarcação da Sesibal, Cooperativa de Pesca de Sesimbra, Setúbal e Sines, que andava na pesca de besugo, pescada e faneca, com rede e emalhar, ocorreu cerca das 06:00 e provocou o pânico entre os dois tripulantes", disse o presidente da cooperativa de pesca Sesibal, Ricardo Santos, à agência Lusa.

De acordo com Ricardo Santos, os tripulantes entraram em pânico, acabando ainda por recear que as orcas conseguissem virar a embarcação, mas os tripulantes da Boa Estrela escaparam ilesos, tendo a embarcação sido rebocada por outra.

Segundo o presidente, "este incidente, que ocorreu a cerca de três milhas náuticas a sul de Troia, é o primeiro com uma embarcação de Setúbal”, no entanto, este ano já aconteceu, “pelo menos, mais três casos com embarcações de Sesimbra, a par de outros que têm ocorrido na costa algarvia", referiu Ricardo Santos.

Já o capitão do porto de Setúbal, Alcobia Portugal, disse não ter ainda informação detalhada sobre o caso, mas admitiu que já ocorreram situações semelhantes com várias embarcações nas zonas de Sesimbra e Sines.

No entanto, nenhum caso reportado nos últimos tempos teve consequências graves para as embarcações ou para os tripulantes – exceto o caso de hoje do qual ainda não tem informação suficiente – nem sequer houve danos significativos nas embarcações atacadas por orcas, assinalou Alcobia Portugal.