Governo australiano oferece dinheiro para vítimas de violência doméstica abandonarem agressores

Programa já arrancou.

Face ao significativo aumento dos casos de violência doméstica na Austrália, sobretudo durante a pandemia, o país arrancou, esta terça-feira, com uma medida inovadora: o governo está a oferecer dinheiro para que as vítimas abandonem os seus agressores.

Segundo a imprensa internacional, este programa governamental, que é destinado a todos os géneros, irá entregar cinco mil dólares australianos, mais de 3.200 euros, àqueles que sejam vítimas de violência doméstica e abandonem os seus parceiros. Este pagamento pode ser recebido em dinheiro ou através do pagamento direto de despesas.

O governo australiano acredita, contudo, que a maior parte das pessoas a recorrer à medida serão mulheres, uma vez que os dados indicam que, a cada nove dias, uma mulher é morta na Austrália pelo seu parceiro.

A medida, ainda que elogiada, foi também alvo de diversas críticas, com muitos a questionar o porquê de serem as vítimas a abandonar a casa de família ou a considerar que esta não resolve os problemas que levam à violência.