Explosão em autocarro na Síria mata pelo menos 14 pessoas | Vídeo

Ataque ocorreu quando em “hora de ponta”

Pelo menos 14 pessoas morreram e várias ficaram feridas numa explosão que destruiu um autocarro de passageiros em Damasco, na Síria, avança a AP, que cita fontes locais. Este foi o ataque que mais mortos causou nos últimos anos no país.

O ataque terá ocorrido quando dois dispositivos explodiram junto à ponte Hafez Al Assad, por onde o autocarro passava. De acordo com a televisão estatal síria, Syrian Arab News Agency (SANA), foi descoberta e desmantelada uma terceira bomba no mesmo local, sendo que a situação se deu em "hora de ponta", enquanto várias pessoas se deslocavam para os seus empregos e para a escola.

"Foi um ato cobarde" disse o comandante da polícia de Damasco, Hussein Jumaa à SANA, acrescentado que a polícia se viu obrigada a evacuar a área para garantir que não existiam mais bombas. Os transeuntes foram alertados para informarem as autoridades caso vissem algum objeto suspeito. 

Uma hora depois da explosão ter ocorrido, os operacionais limparam o local, tendo o autocarro que ardeu sido retirado.

Apesar de o ataque ainda não ter sido reinvindicado, a Sky News cita uma televisão local que se refere ao acontecimento como um "ataque terrorista".

Os conflitos na Síria, que começaram em Março de 2011, já causaram a perda de mais de 350 mil vidas e deslocaram metade da população do país, incluíndo cinco milhões de pessoas que são refugiados no estrangeiro.

Veja aqui o vídeo publicado pela SANA, onde é possível observar o veículo carbonizado