EMA vai apresentar decisão sobre inoculação da vacina da Pfizer em crianças entre os 5 e 11 anos dentro de dois meses

Recorde-se que até à data apenas jovens com pelo menos 12 anos podem receber a vacina contra a covid-19 da Pfizer.

EMA vai apresentar decisão sobre inoculação da vacina da Pfizer em crianças entre os 5 e 11 anos dentro de dois meses

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deve anunciar a decisão sobre a administração da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech em crianças entre os 5 e os 11 anos apenas no final do ano.

"A nossa recomendação é esperada dentro de dois meses, mas informação ou análise suplementar poderá ser necessária", indicou o responsável da instituição para a Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas, Marco Cavaleri, esta quinta-feira.

Cavaleri explicou que a proposta da Pfizer “assenta numa dose três vezes mais baixa do que a dose aprovada para adultos. O calendário proposto para esta administração é de manter as duas doses separadas por pelo menos três semanas”.

O prazo para o anúncio da recomendação surgiu durante uma conferência de imprensa, realizada hoje em Amesterdão, nos Países Baixos, três dias depois de a EMA ter avançado com o arranque do processo de avaliação da inoculação da vacina neste grupo etário.

Recorde-se que até à data apenas jovens com pelo menos 12 anos podem receber a vacina contra a covid-19 da Pfizer.

Não obstante, Marco Cavaleri também afirmou que estão a ser desenvolvidos dados sobre a vacinação contra a covid-19 com a vacina Spikevax da Moderna em crianças entre os 5 e os 11 anos.

A EMA "está a discutir o potencial 'timing' de candidatura para a administração no futuro", estando a aguardar por mais informações que serão anunciadas dentro das próximas semanas.