Sindicato convida os 145 trabalhadores do Santander a impugnarem despedimento coletivo

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários mostrou-se disponível a apoiar “todos os seus associados”, com o necessário apoio jurídico, “que pretendam impugnar judicialmente” o despedimento coletivo no Santander.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários convidou os 145 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo no Santander a partirem para a impugnação judicial.

“O Banco Santander começou ontem a notificar os trabalhadores que vão ser abrangidos pelo despedimento coletivo. Segundo foi divulgado na comunicação social o despedimento coletivo abrangerá 145 trabalhadores”, refere o sindicato liderado por Paulo Gonçalves Marcos.

Os trabalhadores abrangidos por esta decisão apenas terão o seu contrato cessado após aviso prévio, o qual, no caso de trabalhadores com vínculo igual ou superior a 10 anos, é de 75 dias, sendo que, por regra, o Banco tenha fixado a data de cessação de contrato para o dia 14 de janeiro.

Em comunicado, o Sindicato dos Quadros sublinha que este é “um despedimento coletivo comprovadamente injusto, sem fundamento e desnecessário”, pelo que se mostra disponível a apoiar “todos os seus associados que pretendam impugnar judicialmente este despedimento coletivo, prestando o necessário apoio jurídico para o devido recurso aos Tribunais, na ação que cada trabalhador terá de intentar”.

“Não desistiremos perante um despedimento coletivo que atinge a dignidade de todos os bancários e afronta gravemente os direitos dos trabalhadores abrangidos”, reitera.