Xelim raro da Nova Inglaterra encontrado numa lata doces na Bywell Hall

Um raro exemplo de uma das primeiras moedas dos Estados Unidos foi encontrado escondido numa coleção mantida dentro de uma lata de doces.

O xelim de meados do século XVII da Nova Inglaterra foi encontrado por Wentworth Beaumont na casa da sua família, em Bywell Hall, Northumberland. A moeda foi cunhada em 1652 para uso dos primeiros colonos na Colónia da Baía de Massachusetts.

Beaumont, consultor de arte, disse à BBC que a velha lata de confeitaria que continha a moeda e várias outras, foi encontrada no escritório do corredor: "Eu nunca tinha visto isto antes e quando abri, achei que era apenas uma coleção um tanto bizarra de moedas antigas aleatórias”, contou, acrescentando que como “não sei nada sobre moedas, achei que valia a pena conferir”.

O especialista em moedas James Morton, que inspecionou a descoberta para os leiloeiros Morton e Eden, explicou: "Mal pude acreditar no que vi quando percebi que era um excelente exemplo de um xelim da Nova Inglaterra, a moeda é a estrela da coleção, que também inclui um xelim de ‘pinheiro’ de Massachusetts, dois exemplos de dólares de estanho ‘Moeda Continental’ datados de 1776, uma medalha de bronze "Libertas Americana" e várias moedas britânicas de ouro marteladas.

Beaumont é descendente de William Wentworth, que visitou a Nova Inglaterra em 1636. Vários membros da sua família passaram a ocupar posições de destaque na América colonial: "Só posso presumir que o xelim foi trazido da América por um dos meus antepassados".

Espera-se que a moeda possa ser vendida por 200 mil libras, o equivalente a  237 mil euros, quando for a leilão em Londres no próximo mês.